Senado aprova a criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo

Uma boa notícia para os arquitetos e urbanistas: o Senado aprovou no dia 21 de dezembro, o projeto de lei da Câmara PLC 190/10, que cria o Conselho Nacional de Arquitetura, o CAU, e os conselhos estaduais específicos.

O projeto, que segue agora para a sanção do presidente da República, também regulamenta a profissão de arquiteto e urbanista.

A matéria havia sido aprovada em caráter conclusivo no dia 16 de dezembro pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara.

No Senado, foi apreciada diretamente em Plenário, onde recebeu parecer favorável do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG).

O PLC 190/10 regulamenta a profissão de arquiteto e urbanista, substituindo a legislação atual e permitindo que os arquitetos tenham uma regulamentação própria, desvinculada de engenheiros e agrônomos.

O o projeto dispõe que entre as tarefas dos arquitetos estão a direção de obras e a elaboração de orçamentos, seja no campo da arquitetura, do planejamento urbano e da arquitetura de interiores, entre outros.

Para exercer a profissão, o arquiteto e urbanista deverá ter registro profissional no CAU de seu estado, que permitirá sua atuação em todo o território nacional.

Entre os requisitos para o exercício da profissão estarão o diploma de graduação em Arquitetura e Urbanismo, emitido por faculdade reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

O CAU deverá definir as áreas de atuação específicas de arquitetos e urbanistas e as atividades compartilhadas com outras profissões regulamentadas.

Caberá ainda à entidade manter um cadastro nacional das escolas e faculdades de arquitetura e urbanismo, com o currículo de todos os cursos oferecidos.

Empresas de arquitetura e urbanismo também deverão registrar-se no CAU.

Quer saber mais informações sobre o CAU? Acesse: http://www.cau.org.br/

Sobre moveisricco

Desde 1875, a Riccó oferece soluções corporativas de mobiliário tornando o ambiente de trabalho mais prazeroso e produtivo. O trabalho junto à renomados escritórios de arquitetura do Brasil garante vanguarda aos seus clientes. Alianças internacionais com grandes fabricantes Europeus e Norte Americanos ratificam ainda mais a posição entre as maiores empresas de móveis corporativos do Brasil.”
Esse post foi publicado em Notícias e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário